Bahia conquista três medalhas nos Jogos Escolares da Juventude

A Bahia disputou, entre os dias 11 e 21 de setembro, na cidade de Curitiba, os Jogos Escolares da Juventude para alunos atletas de 12 a 14 anos. A delegação de atletas que representou o estado disputou 12 das 13 modalidades existentes na competição e trouxe para casa, além de experiência, três medalhas nas modalidades de atletismo, ginástica rítmica e tênis de mesa.
A primeira conquista veio do tênis de mesa, com os atletas Kauan de Jesus Monteiro e Iuki Cauan dos Santos, ambos estudantes de escolas públicas de Camaçari. Eles conquistaram a medalha de bronze, na prova por equipe masculina, que aconteceu na quarta-feira (13), primeiro dia da competição.
Foi do atletismo que a Bahia subiu no pódio pela segunda vez, com a atleta Évila Michelle, 13 anos, aluna do Instituto de Educação Governador Paulo Souto, localizado em Taboquinhas, distrito de Itacaré. Ela conquistou a prata na prova de atletismo, na categoria 1000 metros rasos.
A terceira medalha baiana nos Jogos foi assegurada pela atleta de ginástica rítmica, Alana Barbosa dos Santos, 13 anos, de Salvador, aluna do colégio estadual Manuel Vitorino. Ela conquistou o bronze na prova aparelho com arco, fechando o último dia de competições da etapa individual.
Coletivos 
Nas modalidades coletivas, o destaque foi o futsal masculino, do Colégio Integral de Salvador. A equipe baiana disputou a primeira divisão do torneio pela primeira vez e conquistou o quarto lugar. O time venceu três jogos e perdeu dois.
Os Jogos Escolares da Juventude, maior evento estudantil e esportivo do Brasil com abrangência nacional, reuniram, em onze dias, mais de quatro mil atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país.
As delegações da Bahia viajaram em voo charter contratado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Somados os dois grupos (delegação de jogos individuais e delegação de jogos coletivos), foram 177 pessoas, sendo que 141 eram os alunos atletas. Além do voo, a Sudesb também forneceu uniforme completo para o deslocamento de ida e de volta e disponibilizou oficiais para acompanhar os estudantes.
Nova etapa
Em novembro, acontece a etapa nacional dos Jogos para atletas de 15 a 17 anos, em Brasília. A Bahia estará representada nas modalidades individuais e coletivas. Mais uma vez, a viagem de todos os atletas e professores e técnicos envolvidos será em voo charter contratado pela Sudesb.
As etapas nacionais dos Jogos Escolares da Juventude são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em parceria com o Ministério do Esporte e Rede Globo. Além de promover a integração por meio do esporte, o objetivo principal dos Jogos Escolares é contribuir para a inclusão social dos jovens através do esporte, além de servir de plataforma para a identificação de atletas para o alto rendimento.
Fonte: Secom

Estudantes da Rede Pública Estadual já podem fazer a inscrição para a formação Produção de Mídias na Educação

Estão abertas até o dia 01 de outubro, as inscrições para a formação Produção de Mídias na Educação, oferecida pela Secretaria da Educação através do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e da Rede Anísio Teixeira (Programa de Difusão de Mídias e Tecnologias Educacionais Livres da Rede Pública Estadual de Ensino), como objetivo de preparar uma equipe de produção multimídia, para atuar na Cobertura Colaborativa do 5º Encontro Estudantil, que acontece de 26 a 28 de outubro, na Arena Fronte Nova.

20 estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino farão a cobertura colaborativa do evento, com a produção de textos, fotos, áudios e vídeos, que serão disponibilizados no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Para atuar na cobertura colaborativa, os estudantes passaram por uma oficina promovida pelo IAT, por meio do Programa de Difusão de Mídias e Tecnologias Educacionais – Rede Anísio Teixeira, que acontece de 05 a 28 de outubro. A inscrição será feita através de preenchimento do formulário eletrônico disponível no link: http://bit.ly/2ftqgEE, no período de 25 de setembro a 01 de outubro de 2017.

A formação propõe estimular a apropriação e a capacidade de interpretar e usar as mídias digitais com mais autonomia, profundidade, ética, colaboração e criticidade, visando promover a apropriação e produção tecnológica por parte de estudantes no que tange o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). O curso é composto de 5 (cinco) módulos, de realização de atividades práticas, da realização de um projeto de implantação de um núcleo de produção e compartilhamento de mídias na unidade escolar de origem dos cursistas e de um momento de avaliação geral do processo formativo.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.