Novembro Negro: CEEP Anísio Teixeira recebeu Tonho Matéria para debater cultura negra na Bahia

 

Fotos: divulgação
Esta quinta-feira (09) foi um dia diferente e lúdico para a comunidade escolar do Centro de Educação Profissional (CEEP) Anísio Teixeira, em Salvador. Estudantes e professores participaram de um seminário protagonizado pelo cantor e compositor Tonho Matéria, alusivo ao Novembro Negro, que esteve acompanhado pelo grupo de capoeira Mangangá.
“O maior objetivo deste projeto é incentivar o jovem a entender sua cultura matriz. Hoje dei uma palestra falando sobre os 30 anos do samba reggae, fazendo um link com a questão do racismo, preconceito e da sustentabilidade social, cultural, econômica e ambiental. Isto para que os jovens entendam que eles têm o dever de ser os novos protagonistas desta sociedade”, destacou Tonho Matéria, que já participou dos grupos Olodum e Araketu.
 
Segundo a diretora do CEEP, Verônica Lisboa Ramos, a atividade lotou o auditório e foi bastante dinâmica, contando com a palestra seguida de aula de capoeira, misturando samba de roda, samba reggae dança afro e poesia. “O Anísio Teixeira tem um trabalho muito forte em relação à discussão das questões raciais. A partir de 2016 decidimos que não ficaríamos resumidos a apenas um dia em relação ao Novembro Negro, mas um mês de reflexão e discussão, tanto do processo histórico quanto das políticas públicas”, disse.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.