Instituto Anísio Teixeira promove Aula Magna do CATE 2, com cerca de 1.900 professores inscritos

Foi realizada nesta quinta-feira (30/11), a aula inaugural do Curso e Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais – CATE 2, uma parceria entre  A Secretaria de Educação do Estado/ Instituto Anísio Teixeira (IAT) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

O evento aconteceu na sede do órgão, em Salvador, das 9h20 às 12h30, e tem como objetivo aprimorar a formação dos professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual, buscando fortalecer a qualidade da educação básica no Estado da Bahia.

A Aula Magna foi proferida pela professora Jacqueline Leal, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da Rede Pública Estadual de Educação Básica. Durante a conferência ela trouxe a temática da Educação e Tecnologias e tratou da prática pedagógica, do fazer do professor em sala de aula e das tecnologias da Informação e Comunicação na educação.

A professora também abordou temas da chamada cibercultura, tais como a cultura tecnomeritocrática, a cultura hacker, a cultura comunitária virtual e a cultura empresarial. A professora Jacqueline contemplou na sua fala ainda conceitos que se preocupam com uma postura crítica diante das tecnologias como  perda ou exploração da privacidade, cibercrimes, pós verdades e fake news.

Coordenador de Educação à Distância do Instituto Anísio Teixeira, o professor José Renato Gomes de Oliveira explicou a importância do curso, que vai contemplar cerca de 1900 professores e coordenadores. “Na educação a distância ocorre uma oportuna quebra de paradigmas em que o papel do aluno e do professor deve ser ressignificados e novos hábitos devem ser adquiridos, como a autonomia, afiliação tecnológica e motivação, para que ocorra o ensino e a aprendizagem significativos”, destacou.

Autoridades prestigiaram

O evento contou com as presenças de autoridades como Desiderio Bispo de Melo (Diretor Geral do Instituto Anísio Teixeira), Professor Jader Albuquerque (Diretor da Universidade Acadêmica de Educação à Distância da UNEB), Marcelo Ávila (Pró-Reitor de Administração e Vice-Reitor eleito da UNEB), Deraldo Moraes (Cel da Policia Militar da Bahia), além de Marilene Bretas (vice-coordenadora da APLB) e Danilo Baqueiro (Diretor de Formação do IAT).

De forma objetiva o diretor geral do IAT, Desiderio Melo, saudou os presentes e agradeceu a celebração do convênio à direção da UNEB, aos secretários Manoel Vitório e Valter Pinheiro e desejou boa sorte aos professores e coordenadores que se inscreveram para o curso.

“Quero agradecer aos que colaboraram para que esse curso acontecesse, aos organizadores desse evento, e desejar boa sorte aos nossos professores, que terão a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos, possibilitando melhoria nos seus salários”, pontuou.

O Professor Jader Albuquerque destacou as parcerias que a UNEB vem fazendo no Estado e se mostrou muito contente com a que foi celebrada com o Instituto Anísio Teixeira. O Coronel Sérgio Luiz Baqueiro dos Santos também destacou a parceria da Policia Militar com o órgão vinculado à Secretaria de Educação, citando o curso de Capacitação realizado no primeiro semestre. Já Marilene Bretas, da APLB, criticou o atraso do CATE 2, mas destacou vantagens e conquistas que a classe terá com o curso.

O Professor Emanuel do Rosário, UNEB explicou que “o CATE 2 será realizado na modalidade de Educação à Distância, com uso de uma estrutura tecnológica e metodológica que possibilitará aos participantes acessá-lo por meio de um ambiente virtual de aprendizagem”. Ele também respondeu perguntas vindas do público que ajudaram a tirar dúvidas, inclusive dando garantias sobre o sucesso do projeto.

O evento foi prestigiado também pelo secretário de Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, que reconheceu a sua importância e desejou boa sorte aos professores.

“Eu fiz um esforço para estar aqui e quero aproveitar para parabenizar o IAT e desejar boa sorte e todos”, destacou Pinheiro, que precisou sair mais cedo do evento devido a outros compromissos em sua agenda.

Mais informações do curso

Esta é a segunda edição do Curso e Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais – CATE 2, celebrado através da Portaria Nº 325, de 18 de janeiro de 2017, cujo objetivo é aprimorar a formação dos professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual, buscando fortalecer a qualidade da educação básica no Estado da Bahia.

O curso, com direito a monitor, terá dois módulos, exigirá nota 7 (sete) e 75% de frequência obrigatória por parte dos professores  e coordenadores inscritos. As aulas começam nesta sexta-feira (01 de dezembro de 2017, com interrupção no período de férias) e tem previsão de encerramento em setembro de 2018. (texto: Evandro Matos / Fotos: Roberta Rodrigues e Fabio Gonçalves).

http://www.interiordabahia.com.br

mais informações: http://educadores.educacao.ba.gov.br/

One Response to Instituto Anísio Teixeira promove Aula Magna do CATE 2, com cerca de 1.900 professores inscritos

  1. ciri ciri terkena gejala sipilis

    Instituto Anísio Teixeira promove Aula Magna do CATE 2, com cerca de 1.900 professores inscritos | Professor Desiderio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.