Estado entrega instrumentos musicais e renova acervo de fanfarras escolares

 

Foto: Divulgação

As fanfarras escolares estão ganhando novos instrumentos para potencializar a arte musical e promover o protagonismo estudantil. A ação está sendo desenvolvida pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social em parceria com a Secretaria da Educação do Estado. Na tarde desta terça-feira (20), os 50 estudantes que compõe a Fanfarra do Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, no bairro do Imbuí, comemoraram o recebimento de 15 novos instrumentos compostos por trompetes, trombones e trompas. Ao todo, a iniciativa contemplará 35 unidades escolares, com a entrega de 660 instrumentos de sopro.

O regente da fanfarra do Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, Luis Fernando de Almeida, falou sobre os benefícios dos instrumentos para o grupo musical. “Com essa ação, vamos ampliar a participação de novos integrantes, além de promover uma maior qualificação no ensino musical. A nossa fanfarra existe desde 2010 e vem mostrando que a música pode ser um grande caminho para a inclusão e integração de alunos, família e comunidade nas escolas. Fico satisfeito em saber que o Governo do Estado acredita nesta proposta e está investindo nela”, declarou.
O estudante do 3º ano, Janderson Santana, 18 anos, que integra a fanfarra desde 2016, destacou a influencia da iniciativa no processo de ensino e aprendizagem. “A música é uma alternativa muito bacana para a educação. Eu já praticava sax alto e trombone antes de entrar no grupo, mas encontrar essa oportunidade na escola é um grande diferencial. Você pode perceber que a pessoa que tem disciplina para aprender música vai aplicar esse conhecimento em diversas outras áreas da sua vida de forma positiva”, enfatizou.
Morador do Imbuí, Edson Santos, 12, disse que vai aprender a tocar novos instrumentos. “Quando entramos na fanfarra os instrumentos de sopro possuem uma hierarquia para começar. Estava tocando cornetão e com a chegada do material, eu vou poder avançar no meu aprendizado passando a tocar trompete. Fico feliz por este momento, porque a música é uma paixão para mim e estou cada vez mais motivado”, contou.
Além do Rômulo Almeida, na manhã desta terça-feira foram entregues instrumentos para a Fanfarra do Colégio Estadual Professora Marileine da Silva, no bairro de Mata Escura. Nesta quarta-feira (21), instrumentos serão entregues nos Colégios Estaduais Professor Carlos Alberto Cerqueira, em São Caetano, e no Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, na Vasco da Gama.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.