Em Paris, Ciro Gomes critica política externa brasileira


Por Silmara Cossolino
 

Durante palestra na universidade Sorbonne, em Paris, nessa quarta-feira (28), o presidenciável Ciro Gomes fez um diagnóstico da situação política e econômica do Brasil e voltou a falar da necessidade de um projeto nacional de desenvolvimento para o País. Segundo ele, o grande desafio da humanidade contemporânea está no consumo, o que coloca essa cultura no centro de um projeto nacional.

“O Brasil tem que sair de uma alternativa em que os conservadores consideram que nossa política externa tem que ser vender”, disse. “O Brasil tem oscilado um pouco nisso e, com o Lula, as coisas se qualificaram de modo interessante, mas já deu para trás quase tudo isso”, ponderou.

“Por exemplo, o Brasil, que já teve bilateralmente um superávit de US$ 5 bilhões com a Venezuela, abriu mão de seu papel orgânico natural de mediador do conflito da Venezuela, para se alinhar de forma vil e pusilânime aos Estados Unidos nessa questão”, rechaçou.

Após a palestra em Sorbonne, Ciro esteve no Senado da França, onde se reuniu com o grupo de senadores franceses – Laurence Cohen, Georges Patient e Phillippe Dominati, o qual chamou carinhosamente de “amigos do Brasil”.

Na pauta do encontro, conversaram sobre as relações entre Brasil e França e sobre o grave momento brasileiro. “O mundo está querendo compreender o que está acontecendo em nosso país. Vamos lutar e devolver a democracia e a paz ao Brasil!”, declarou Ciro Gomes.

Em suas redes sociais, Georges Patient escreveu sobre o encontro entre o grupo de amigos França/Brasil e Ciro Gomes: “Falamos sobre o garimpo ilegal, a reciprocidade dos vistos, o racismo contra os negros, com o assassinato de Marielle Franco”.

O pedetista também foi recebido, no mesmo dia, pelas deputadas Françoise Dumas e Anne Blanc na Assembleia Nacional da França. “Conversamos sobre as realidades dos dois países e como podemos, juntos, superar nossos problemas”, disse.

Ainda em território francês, Ciro Gomes gravou, na manhã desta quinta-fera (29), uma entrevista para a Radio France Internacional.

Ciro falou sobre o grave momento que vive o Brasil, além das eleições deste ano e o que tem que ser feito para superar as crises política e econômica.

http://www.pdt.org.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.