GOVERNOS BAIANOS NO PERÍODO DOS MILITARES (parte III)

 

     Governo de Roberto Santos (1975 – 1979) 

     Indicado em julho de 1974, Roberto Santos foi eleito pela Assembleia Legislativa em 3 de outubro, por via indireta, com os votos da maioria da ARENA e abstenção do PMDB.

Ex-governador Roberto Santos: foto Google

Nascido em 15 de setembro de 1926, filho de dona Carmem Figueira Santos e do professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, fundador e Reitor Magnífico da Universidade Federal da Bahia, Edgard Santos, Roberto Figueiras Santos foi educado para ser cientista. Diplomado em medicina, cumpriu bolsa na Universidade de Cornell. Regressando para a Bahia, defendeu tese para doutor em Ciência Médica e Cirúrgica na Faculdade de Medicina. Saiu da Bahia para nova bolsa de pesquisa e estudo na Universidade de Cambridge. Em 1955, submeteu-se a concurso para catedrático da Faculdade de Medicina da Bahia, sendo aprovado com as maiores notas, o que também sucedeu nos concursos anteriores.

Exerceu sua primeira experiência como político e administrador público na Secretaria de Saúde do governo de Luís Viana Filho. Com a morte inesperada do reitor da UFBA, o professor da Escola Politécnica e banqueiro Miguel Calmon sobrinho, deixou a Secretaria de saúde, candidatou-se e foi eleito reitor da Universidade Federal da Bahia. No seu reitorado foi implantada na UFBA a reforma do ensino superior ainda hoje vigente. Reitor inteiramente dedicado à administração da universidade, criou os seus primeiros cursos de pós graduação e estimulou e apoiou a pesquisa em suas diversas faculdades, institutos e escolas.

Ocupava a presidência do Conselho Federal da Educação quando foi indicado para governador da Bahia.

Resultado de imagem para Roberto santos ex governador

Ex-governadores Roberto Santos e Jacques Wagner: foto do Google.

No seu governo, Roberto Santos ocupou-se com o progresso da economia baiana. Apoiou o Centro Industrial de Aratu e abriu as principais vias de acesso e escoamento de produção do Polo Petroquímico de Camaçari. Cuidou especialmente da saúde pública e dos Hospitais públicos. Construiu no Bairro do Cabula o hospital-modelo que leva o seu nome. Iniciou a construção da barragem de Pedra do Cavalo.

Nesse tempo desdobrava-se a “distensão lenta e gradual” decidida pelo presidente Ernesto Geisel como o caminho mais seguro para devolver a democracia a o país. A propaganda eleitoral foi liberada, permitindo a realização de debates nas tevês e rádios. Na campanha eleitoral de 1974, o MDB elegeu dezesseis senadores e 165 deputados federais e ganhou maioria nas Assembleias Legislativas de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Guanabara, Amazonas e Acre. A censura foi suspensa nos jornais, revistas televisões e rádios. Em janeiro de 1978, o presidente Geisel extinguiu o AI-5, o mais violento ato de arbítrio da Historia do Brasil.

Roberto Santos não tinha candidato à sua sucessão. No entanto, apoiou as negociações que os governadores Luís Viana Filho e Antonio Lomanto Júnior e o ex-vice-governador Jutahy Magalhães desenvolviam com os militares. Divididos, não chegaram a um nome de consenso. Sem a participação do governador Roberto Santos, eles se compuseram com o ex-governador Antônio Carlos Magalhães, escolhido pelo presidente Geisel e eleito pela Assembleia Legislativa em 15 de novembro de 1978 para mais um período de governo na Bahia.

Hospital Geral Roberto Santos, Cabula , Salvador-BA. Foto do Google

 

 

Leia a Seguir, Oo segundo governo de Antôno Carlos Magalhães

 

Fonte bibliográfica

Luís Henrique Dias Tavares, em Histórias da Bahia, salvador: editora UNESP, 2006.

Não deixe de ler a Parte IV, continuação ( publicação no sábado (18/08/2018). Aqui no Blog do Prof. Desiderio

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.