Morre Edivaldo Boaventura, criador da Uneb, Instituto Anísio Teixeira e ex-diretor de A Tarde

Formado em Direito (1959) e Ciências Sociais (1969) mestre e Ph.D em Educação pela Universidade de Pennsylvania, nos Estados Unidos, Edivaldo foi secretário Estadual da Educação em duas gestões (1970-1971 e 1983-1987), quando criou e exerceu a reitoria da Universidade Estadual da Bahia (Uneb).

Nascido em 10 de dezembro de 1933, em Feira de Santana, ele também foi responsável pela criação do doutorado em educação da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Professor emérito da Ufba, era membro das academias de Letras e de Ciências no estado e também dos Institutos Histórico e Geográfico Brasileiro e Geográfico e Histórico da Bahia. Entre as obras publicas, estão “Pela causa da educação e da cultura” (1984), “Papéis e personalidades de baianos” (1985), “A educação brasileira e o direito” (1997), “O Parque Estadual de Canudos” (1997) e “UFBA: trajetória de uma universidade: 1946-1996” (1999).

http://www.interiordabahia.com.br

Nosso comentário:

A matéria  cita no título, mas vale destacar,  o Instituto Anísio Teixeira- IAT, que tive a oportunidade e a honra de dirigir, é uma instituição responsável pela inovação e pesquisa na formação continuada de professores. Portanto, uma instituição de excelência na história da educação na Bahia. Valendo o registro que esta também é uma obra criada pelo Dr. em Educação, professor Edivaldo Boa ventura.  Boa Ventura será homenageado por esta instituição. No evento de comemoração dos 35 anos do IAT, que ocorrerá em novembro de 2018. O evento e homenagem aprovado na nossa gestão, por sugestão de professores e gestores do IAT, conta com o depoimento e reflexões ( gravado em vídeo) do ilustre Mestre.

Neste momento, em que a educação do país vive a sua pior crise onde a improvisação e o aparelhamento político ocupa o espaço destinado aos educadores e ao conhecimento. A perda, com a morte professor, além da tristeza, que toma conta de todos,  deixa um imenso vazio no mundo da educação.

Pro. Desiderio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.