Defesa das prerrogativas marca posse do Conselho Pleno da OAB-BA

SECCIONAL
Fabrício Castro reafirmou que a melhoria da prestação jurisdicional e o respeito às prerrogativas serão a meta fundamental na sua gestão
Em solenidade realizada na noite de quinta-feira (7), no Hotel Fiesta, tomou posse o Conselho Pleno que estará à frente da Seção Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil pelos próximos três anos. A cerimônia contou com as presenças de lideranças nacionais da advocacia, presidentes de seccionais e subseções, magistrados, representantes dos poderes Executivo e Legislativo, além de autoridades militares e das demais instituições que compõem o meio jurídico.

A celebração que deu início à primeira gestão na história da OAB da Bahia cujo Conselho Pleno é formado por 50% de mulheres foi marcada por discursos pela manutenção do Estado Democrático de Direitos, defesa das prerrogativas da advocacia, melhoria do Poder Judiciário e preservação da Justiça do Trabalho.

O novo presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, reafirmou que a melhoria da prestação jurisdicional e o respeito às prerrogativas da classe serão a meta fundamental na sua gestão. Para isso, reiterou a disposição da Ordem em ter um diálogo construtivo, leal e franco com o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, contribuindo com a construção de um Judiciário mais eficiente e célere.

“Não há Justiça sem advogado, mas também não há Justiça sem juízes e servidores. Precisamos mudar esse quadro na Bahia, onde temos um déficit significativo de pessoal, especialmente no primeiro grau. A advocacia baiana quer um primeiro grau que funcione com a mesma eficiência do segundo.” disse Fabrício.

Ainda segundo o presidente Seccional, com um planejamento bem feito é possível transformar a prestação jurisdicional baiana. “Vamos trabalhar para criarmos as condições para num período breve termos aqui na Bahia uma Justiça de excelência, com quadro completo de juízes e servidores e um primeiro grau funcionando em todos os rincões desse estado”, frisou.

Para Felipe Santa Cruz, presidente do Conselho Federal da OAB, a OAB-BA está sob a liderança de alguém que construiu uma trajetória dentro da Ordem que o conduziu com méritos à presidência da Seccional. “A Ordem é tão complexa na sua organização que exige de nós lealdade, trabalho, disciplina, saber seguir para aí sim chegar o dia em que poderemos ser seguidos. Esse é o processo de amadurecimento. Fabrício brilhou como uma liderança jovem, brilhou como vice-presidente, brilhou como conselheiro federal e chegou a hora de comandar a advocacia no seu estado”, afirmou.

Novos desafios
O atual vice-presidente do Conselho Federal, Luiz Viana Queiroz, relembrou as lutas travadas ao lado da advocacia baiana nos últimos seis anos, quando presidiu a OAB-BA, e ressaltou o valor dos advogados e advogados para a aplicação da Justiça. “Lutamos muito. Estivemos lado a lado em muitas trincheiras olhando os poderosos como eles merecem ser olhados, olho no olho, de igual para igual, porque não há nesse país autoridade superior à advocacia. Só nós somos vocacionados à defesa das liberdades”.

Luiz Viana ressaltou que Fabrício Castro tem plenas condições de enfrentar os desafios que se apresentam para a advocacia e elevar ainda mais a classe. “Olho para o horizonte e vejo sob a liderança de Fabrício um novo tempo para a advocacia da Bahia, entre tantos desafios na defesa das nossas prerrogativas e no enfrentamento da crise do Judiciário, pela coragem de enfrentar os problemas de frente e pela capacidade de diálogo que ele possui”.

O presidente da CAAB, Luiz Coutinho, destacou que Fabrício possui as características ideais para conduzir a advocacia baiana na atual conjuntura do país. “Os anos que se aproximam nos dão conta de grandes desafios pela frente, mares revoltos, ondas bravias. Sorte da Bahia que teremos o melhor timoneiro para cuidar dessa nau, Fabrício Castro, que reúne a juventude e a experiência, a coragem e o equilíbrio que precisamos para navegar nesses mares agitados”, concluiu.

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA

Conheça o Conselho Pleno da OAB-BA 2019-2021

Diretoria-executiva da OAB-BA:
Fabrício de Castro Oliveira – Presidente da OAB BA
Ana Patrícia Dantas Leão – Vice Presidente
Marilda Sampaio de Miranda Santana – Secretária Geral
Maurício Silva Leahy – Secretário Geral Adjunto
Hermes Hilarião Teixeira Neto – Tesoureiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.