Eleições 2020: PP aposta em Niltinho para ganhar Salvador.

 

Mais um nome no tabuleiro eleitoral de Salvador. No nosso comentário anterior analisamos a candidatura do Pastor sargento Isidoro que está em primeiro lugar nas pesquisas do Instituto Paraná. (veja aqui)

Dissemos também que Salvador terá, pelo menos, 10 candidatos a prefeito. O Partido Popular também decidiu, pelas mesmas razões acima citadas, que terá candidato próprio. O nome escolhido é o deputado estadual Niltinho.

Quem confirmou para o blog do Professor Desidério a decisão do PP foi o presidente da Juventude do PP em Salvador, também pré candidato a vereador, Fabrício Araújo.

Segundo Fabrício o PP aposta na juventude de Niltinho e na estrutura partidária para alavancar a candidatura e as candidaturas do PP em Salvador. “ O PP é o partido do vice governador João Leão, tem a terceira bancada de deputados federais com 38 deputados. Na Bahia temos 10 deputados estaduais, no entanto não temos nenhum vereador em Salvador. Por isso a  nossa direção decidiu ter candidato na capital. Niltinho é um nome forte e foi bem votado na cidade” Concluiu Araújo.

Prof. Desiderio

 

 

Bahia Noticias

Bruno Reis visita Câmara com um olho em Rui e outro em 2020

por Fernando Duarte

Bruno Reis visita Câmara com um olho em Rui e outro em 2020

Foto: Valter Pontes/ Secom

Uma semana depois da passagem do governador Rui Costa pela Câmara de Salvador para apresentar o projeto do VLT aos vereadores, a bola da vez no Legislativo soteropolitano foi a ida do vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Bruno Reis, para relatar detalhes do BRT. Natural? Claro. Porém não deixa de ser uma decisão política a visita de Reis à Câmara pouco após Rui passar por lá. Era preciso contrabalancear o espaço ocupado pelo governador há uma semana e ACM Neto convocou seu principal jogador para fazê-lo.

 

A estratégia de alçar Bruno Reis à condição de “pai” do BRT é a mesma de eleições passadas, usada até mesmo pelo ex-governador Jaques Wagner quando começou a construir o nome de Rui para sucedê-lo. Ao transferir os holofotes das principais obras da capital baiana para o vice – e até então principal candidato do grupo político ao Palácio Thomé de Souza -, ACM Neto quer “colar” a imagem de que Bruno merece se tornar prefeito. Independentemente de ter tido ou não uma musculatura política por trás. Caso consiga construir na mente do eleitor essa projeção, o prefeito terá conseguido cumprir uma das etapas da apresentação do seu candidato.

 

É tão explícito que Bruno Reis caminha para ser o único postulante a prefeito do grupo de ACM Neto que não há pudor em explorá-lo nas mais diversas frentes. Principalmente quando a tendência é mídia positiva, como entrega de obras, assinatura de ordens de serviços ou até mesmo a apresentação de um projeto como o BRT para vereadores. Ninguém se engane que o objetivo é meramente prestar contas à população. Tudo passa pelo plano de eleger o sucessor em 2020 e qualquer passo dado nesse sentido é mais um degrau para atingir o “pódio”.

 

O episódio de ontem, na Câmara, apenas torna mais forte a ideia de que o vice deve fazer contraponto ao governador. A disputa em jogo também perpassa pelo embate entre o petista e ACM Neto. Rui e aliados tentam encontrar um caminho para enfrentar um prefeito bem avaliado cujas chances de fazer até um poste chegar ao Palácio Thomé de Souza são reais. Não que Bruno Reis se enquadre nessa característica propriamente, porém é importante citarmos essa pecha, já que o próprio Rui iniciou os primeiros passos na disputa de 2014 como um ilustre desconhecido patrocinado por Wagner. Ou até mesmo as eleições de Dilma Rousseff, em 2010, e Fernando Haddad, em São Paulo em 2012, “garantidas” por Luiz Inácio Lula da Silva. O termo, carregado de preconceito, deve ser usado no próximo pleito e não deve ser encarado como uma surpresa quando aparecer.

 

Agora é inegável que essa disputa pré-eleitoral tem resultados práticos para a sociedade. Tanto o VLT quanto o BRT são agora de conhecimento dos vereadores, representantes dos mais variados segmentos soteropolitanos. Sabe-se que, enquanto aliados do prefeito tendem a aplaudir o BRT e criticar o VLT, a oposição deve fazer o mesmo, porém com sinais trocados. Até lá, os dois lados vão seguir a mesma lógica: um olho no peixe, outro no gato.

 

Este texto integra o comentário desta quarta-feira (21) para a RBN Digital, veiculado às 7h e às 12h30. 

Bahia Noticias

PP planeja Niltinho como alternativa 'outsider' para prefeitura de Salvador

Foto: Agência AL-BA

Nome ventilado por integrantes do PP desde o início do ano (lembre aqui e aqui), para concorrer a chefia do Executivo de Salvador, o deputado federal Cacá Leão não deve ser a opção da sigla para a disputa nas eleições municipais de 2020.  Nos bastidores, o que se diz é que a bancada de deputados estaduais e lideranças do partido se reúnem pelo nome do deputado estadual Niltinho (PP).

 

O comentário é que o filho do vice-governador João Leão não se fortaleceu o suficiente para ser o candidato do partido no ano que vem e Niltinho pode representar uma alternativa nova a legenda na disputa municipal.

 

O deputado estadual Junior Muniz (PP) defendeu nesta terça-feira (20) o nome de Niltinho e o colocou como uma opção a ser considerada. “Em Salvador, temos o nome de Cacá, que é excelente, e temos aí Niltinho, que é um cara jovem, novo, bem relacionado, tanto com o empresariado quanto com o povo de Salvador, foi bem votado aqui em Salvador”, argumentou a favor do correligionário.

 

Aliados afirmaram ao Bahia Notícias que a candidatura de Niltinho, antes cogitada para a prefeitura de Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador, seria construída na capital como de centro. O novato sem herança na política é apontado como uma figura diplomática que conversa bem com a esquerda e com a direita.

Do Bahia Noticias

One Response to Eleições 2020: PP aposta em Niltinho para ganhar Salvador.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.